Comunidades
As comunidades são o coração do Literat: encontros mensais para discutir contos e filmes que passam por uma curadoria cuidadosa, planejamento diligente e registro estruturado.
​
Foram criadas para estimular iniciativas culturais, ligadas ao mundo da literatura e do cinema por meio de uma metodologia desenhada para ampliar repertório de jovens e adultos de forma divertida, íntima e despretensiosa. As comunidades são organizadas em ciclos - anuais ou semestrais - e têm um número limitado de membros.
​
Desde suas origens, as comunidades FICHA, LICHA e LYCHA já discutiram mais de 47 autores de 15 países diferentes e mais de 30 filmes contemplando os últimos 50 anos. Os grupos variam de tamanho e são formados no começo do ano ou do semestre.
47 autores de 15 países diferentes
Edgar Allan Poe
John Mayra Donne
Virginia Woolf
Anton Tchekhov
James Joyce
Kate Chopin
Gabriel García Márquez
Marcelino Freire
Lygia Facundes Telles
Karen Blixen
Monteiro Lobato
William Shakespeare
Walt Whitman
Guimarães Rosa
Yasunari Kawabata
Machado de Assis
Mario Quintana
Alice Munro
Mia Couto
Jhumpa Lahiri
Franz Kafka
Braulio Bessa
Nathaniel Hawthorn
Ernest Hemmingway
Janet Frame
Isabel Allende
Herman Melville
Ingrid Jonker
Marina Colasanti
Chimamanda Ngozi Adichie
Liev Tolstói
Fitzgerald
Rupi Kaur
Albert Camus
Lucia Berlin
Cristina Peri Rossi
Conceição Evaristo
William Blake
Clarice Lispector
Sei Shonagon
Sófocles
Aristófanes

30 filmes
CLUBE FICHA - CINEMA
Ciclo 1.
- Vivos - Sobreviventes dos andes
- A Origem
- Click
- O Grande truque
- Poderoso Chefão
- Curtindo a vida adoidado
- A espera de um milagre
- Até o último homem
- Ted Bundy
- A viagem de Chihiro
- A grande aposta
- 12 anos de escravidão
- Infiltrado na Klan
- O lado bom da vida
- Gladiador
- Proposta indecente
- Perfume de mulher
CLUBE FICHA - CINEMA
Ciclo 2.
- Dois Papas
- Psicose
- Blind Side
- Dilemas da Rede
- Patch Adams - O amor é contagioso
- Divertidamente
​
CLUBE FICHA - CINEMA
Ciclo 3.
- Mais forte que o mundo
- Melhor impossível
- Pantera Negra
- Fragmentado
- O discurso do Rei
- A lista de Schindler
- Um Homem entre Gigantes
- Scoop - o grande furo
- Matrix
CLUBE FICHA - CINEMA
Ciclo 4.
- Que horas ela volta (nacional)
- Homem Aranha

LICHA
Em uma tarde ensolarada de setembro de 2017, um grupo de amigas tomava chá e papeava quando então surgiu a ideia de conversar mais sobre literatura de forma informal. E assim, surgiu a LICHA, cujo nome é a junção das palavras literatura e chá. Desde então, encontros para discutir um CONTO acontecem na primeira terça-feira do mês, das 19:30 às 22:00 (presencial) ou das 20:00 às 21:30 (virtual). A discussão do CONTO escolhido é acompanhada por chá, pão de mel, e uma comidinha. Há um custo mensal que garante acesso aos conteúdos literários - material pré (introdução ao autor) e pós (resumo); caderno de boas-vindas e coleção de ímãs com frases cocriadas. Os membros têm ainda acesso ao espaço ao longo do dia do encontro para trabalhar, ao acervo de livros e dvds e a desconto na locação do espaço para eventos.

Por que um conto?
​
Conto é um texto narrativo breve, geralmente em prosa, que narra situações rotineiras, curtas, cômicas e até folclóricas (conto popular). Classicamente, o conto se define pela sua pequena extensão: mais curto que o romance, tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem em geral um clímax. Trata-se de um gênero literário que apresenta uma grande flexibilidade, podendo se aproximar da poesia e da crônica.
O conto é conciso, acessível e profundo. Por isso é a nossa escolha.

FICHA
A comunidade da FICHA foi criada no começo da pandemia, em abril de 2020, com o propósito de aumentar o repertório cinematográfico e fomentar discussões intergeracionais entre seus membros. Os encontros são virtuais, na última quarta ou quinta-feira de cada mês, das 19:00 às 20:00. Seu nome vem da junção das iniciais das palavras filme e chá.

LYCHA
Irmã mais nova da LICHA, é a mais recente comunidade do portfólio e ainda está em fase de consolidação. Assim como sua irmã mais velha, esta comunidade discute mensalmente contos, mas foi concebida para atrais jovens curiosos (a letra Y é uma referência à palavra youth). Decididos de forma conjunta, os encontros acontecem de acordo com a disponibilidade de seus membros.
